Category Archives: Yoga na Gravidez

Ioga reduz estresse na gravidez e auxilia no trabalho de parto

De acordo com um estudo, praticar ioga na gravidez pode aliviar o stress e reduzir o medo do parto nas futuras mamães. Cientistas descobriram que uma única aula diminui em um terço a ansiedade das gestantes. Seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram e depois de dois meses de aulas, as mulheres disseram que tinham menos medo de dar à luz.

O professor e especialista em biomedicina reprodutiva John Aplin, sugere que o exercício pode ajudar as mulheres a lidar com a dor na hora do parto e reduzir o número de cesarianas de emergência. Ele acrescentou que seria relativamente barato implementar tais aulas no sistema público de saúde e que isso poderia contribuir para a qualidade de vida das mães e seus filhos, diminuindo também os custos de cuidados de saúde de longo prazo. A atividade vem se tornando cada vem mais popular e muitas vezes é recomendada por médicos e parteiras.

Pesquisadores da Universidade de Manchester observou dois grupos de mulheres grávidas de 22 semanas. Metade fez uma aula de ioga por semana durante dois meses, e o restante assistiu a aulas de pré-natal. As sessões de ioga foram adaptadas para as gestantes e incluíram técnicas de relaxamento, bem como exercícios para fortalecer o corpo e aliviar a dor. Apenas uma aula a cada semana reduziu a quantidade de ansiedade das mulheres em um terço.

Os níveis de estresse após a sessão foram ainda menores quando comparados ao relaxamento em casa, e muitas creditaram às técnicas a manutenção da calma durante o parto. O coordenador e pesquisador James Newham afirmou que há muito tempo acreditava que praticar ioga funcionava, mas nenhuma investigação tinha sido feita a seu respeito para apoiar a teoria.

Temos agora uma forma para provar que o exercício pode ajudar e tem o potencial de realmente auxiliar as mães que estão se sentindo ansiosas sobre sua gravidez— comenta.

É recomendável que gestantes se mantenham ativas para facilitar o trabalho de parto.

Número de Visualizações: 879

Vídeo = Yoga para Gestantes

Vejam abaixo uma série de pequenos vídeos sobre a Yoga para gestantes com a coordenadora do Studio Iyengar Yoga em São Paulo Ana Luisa.


Número de Visualizações: 566

Yoga para Gestantes

Gestar um bebê, é uma experiência muito íntima e que leva a mulher a se descobrir uma máquina perfeita capaz de gerar e produzir um novo ser humano. Esta experiência exige do corpo feminino muita dedicação, força, paciência e equilíbrio. Querer se preparar e melhorar a qualidade corporal , muitas vezes é uma vontade natural da gestante.

A prática regular do yoga, proporciona ao corpo grávido inúmeros benefícios nesta fase particular. Os asanas (posturas), quando praticados com regularidade, proporcionam maior elasticidade e flexibilidade muscular alíviando dores, melhora o tônus muscular gerando uma postura mais equilibrada e fortalece o assoalho pélvico.

O fluxo de energia que flui através dos chackras é reorganizado, além de proporcionar um bem estar entre as praticantes. Desconfortos de ordem digestiva como gases e prisão de ventre também são combatidas pelo massageamento dos órgãos internos proporcionado pelos asanas.

O equilíbrio da gestante é constantemente trabalhado e melhorado com asanas de equilíbrio específicos, que fazem com que a grávida se adapte melhor ao novo eixo (modificado pela presença da barriga).

A consciência respiratória é trabalhada em todos os asanas, impedindo dessa forma a respiração superficial. Trabalhos de respiração profunda, otimizam a entrada de oxigênio, melhorando a oxigenação da mãe e, consequentemente, a oxigenação do bebê.

Meditações e visualizações específicas para o momento da gestação, permitem que a gestante se conecte ao seu bebê com mais profundidade.

O período da gestação então, é um momento especial marcado por profundas mudanças corporais e emocionais na gestante. Viver com plenitude este momento é uma oportunidade de conexão consigo mesma e com o seu bebê.

A prática do yoga te auxilia nesta conexão, proporcionando tanto benefícios corporais quanto emocionais para a mulher, como os citado acima, trazendo uma consciência do corpo em mudança. Movimente o seu corpo com asanas cuidadosamente selecionados para o seu tempo gestacional e tenha um momento tranquilo de contato e de troca com o seu bebê, através de repirações e meditação.

Para quem procura um espaço legal, indicamos a Conceptus - Yoga para Gestantes (www.espacoconceptus.com), que tem como a Zazou um atendimento personalizado através de turmas reduzidas.Entre em contato pelo email: conceptus.yogagestante@gmail.com, diga que leu este post aqui no Blog da Zazou e marque uma aula experimental gratuita. Mais um diferencial que só a Zazou se preocupa em oferecer para as grávidas antenadas...
Número de Visualizações: 1212

Video = Dicas de Yoga para Gestante

Veja no vídeo abaixo o depoimento da gestante Daniely sofre de cansaço, e as dicas da professora de yoga Sushiila, que ensina exercícios fáceis de Yoga, que podem ser feitos em casa, para melhorar o bem-estar do corpo e da alma.
Número de Visualizações: 1214

Video = Dicas de Aula Prática de Relaxamento e Yoga na Gravidez

Veja no vídeo abaixo uma aula prática de relaxamento e respiração para grávidas.
Número de Visualizações: 1268

Vídeo = Quais os benefícios da meditação na gravidez?

Quais os benefícios da meditação na gravidez? Veja no vídeo o que diz o especialista Dr. Roberto Cardoso.
Número de Visualizações: 1205

Video = Atriz Carolinie Figueiredo e a coleguinha Fernanda Goeth grávidas se encontram em uma aula de ioga para trocarem experiências

A coleguinha Fernanda Goeth em um bate-papo sobre gravidez com atriz Carolinie Figueiredo No nono mês de gravidez, as duas mamães de primeira viagem, atriz Carolinie Figueiredo e a coleguinha Fernanda Goeth, se encontram para trocarem experiências adquiridas durante a gestação em um bate-papo descontraido sobre aqueles assuntos comuns que todas grávidas falam, e de quebra ainda também para uma aula de ioga para gestante. No início do papo, Carolinie conta que não esperava a gravidez, descoberta só quando ela estava no segundo mês, mas que recebeu o apoio de muitas pessoas, inclusive para montar o enxoval. Quando a conversa chega aos exercícios físicos durante a gestação, Carolinie revela ter vacilado um pouco, não conseguindo estabelecer uma rotina de exercícios como deveria, ao mesmo tempo que poderia ter segurado mais, não ter engordado tanto, que segundo ela nos 15 kg parou de contar. Além do nono mês de gestação, a prática de ioga e a vontade de terem os bebês com parto normal, Caroline Figueiredo e Fernanda Goeth são cabalísticas. As duas adorariam que seus filhos nascessem às 11h11, do dia 11/11/11. Vejam mais deste papo no vídeo abaixo:
Aliás Fernanda foi uma destas grávidas antenadas que não abriu mão de continuar bem vestida durante sua gravidez, e veio se vestir na loja da Zazou no Rio, que fica no Forum de Ipanema (21-2247-4645). Veja fotos delas com looks da Zazou em: www.zazou.com.br/home/default.asp?id=album&pg=FernandaGoeth
Número de Visualizações: 2858