Category Archives: Massagem

Video = Terapia Corporal Durante Gravidez

Vejam abaixo um video com um especialista mostrando na prática um pouco mais sobre a Terapia Corporal Durante Gravidez, demonstrando em uma grávida as manobras básicas de terapia corporal, mesclando shiatsu, tuina, anma, bioenergética, dentre outras.

Número de Visualizações: 927

Video = Massagem Neuropilosensorial em Grávidas

Vejam no vídeo abaixo a especialista Isabel Piatti fazendo a massagem neuropilosensorial em uma gestante.
Número de Visualizações: 666

Video = Dicas de como fazer massagem no bebê

O vídeo de hoje do Blog da Zazou traz dicas para as futuras mães com dicas de como fazer massagens no bebê. Seu bebê vai adorar.
Número de Visualizações: 756

Video = Yoga + Massagens + Ginástica + Depilação na Gravidez

Vejam abaixo um video com dicas bem legais de especialistas sobre beleza e saúde na gravidez do Programa Tudo de Bom com a apresentadora Renata Queiroga.
Número de Visualizações: 860

Video = Técnica de Massagem Especial para as Grávidas

Vejam no vídeo abaixo dicas de técnicas de massagem especial para as futuras mães.
Número de Visualizações: 1101

Video = Drenagem Linfática

Vejam no vídeo abaixo mais informações sobre a magassgem da drenagem linfáticas e seus benefícios, inclusive na gravidez.
Número de Visualizações: 1089

Dicas de Estética e Fisioterapia Dermatofuncional durante a Gravidez

Nossas clientes, se preocupam não apenas em estar bem vestidas e elegantes, mas com sua imagem durante toda a gravidez, por isto pedimos ajuda para a Fisioterapeuta Andréa Abramo (CREFITO 18881-F) da Clinica Suellen Campanhola (www.suellencampanhola.com), para nos dar algumas dicas de esética durante a gravidez.

A evolução dos conceitos relacionados ao comportamento da mulher grávida é cada vez mais evidente, quer seja por necessidade pessoal, quer seja por pressão social.

O fato é, cuidar da saúde e da aparência do corpo tem forte influência na auto-estima feminina e vem despertando maior atenção das futuras mamães e dos profissionais que atuam no pré e pós natal.

O organismo da mulher durante a gestação sofre mudanças imunológicas, endócrinas, metabólicas e vasculares significativas, dentre as mais comuns destacam-se: distúrbios do sistema linfático (inchaço), distúrbios dos vasos (varizes), distúrbios da pigmentação (melasma), distúrbios do tecido conectivo (estrias), acne na gravidez e distúrbios dos pêlos e das unhas.

Ressaltamos, os distúrbios do sistema linfático e vascular que são muito evidentes nas mulheres grávidas, acarretando em congestão e alterações vasomotoras pré e pós natal. Um dos tratamentos mais indicados e utilizados antes e depois do parto é a manobra de drenagem linfática manual (DLM) sob prescrição médica.
Dicas de Estética e Fisioterapia Dermatofuncional durante a Gravidez


A DLM age ativando o transporte linfático, propiciando a redução do edema , retorno da circulação comprometida e acelera o processo de recuperação da pele traumatizada pós parto. Para tanto, as manobras de drenagem linfática manual devem ser lentas, leves e rítmicas, estabelecendo toques terapêuticos que não promovam a presença de dor.

Assim sendo, é importante cuidar da pele e seus anexos (pêlos, unhas e glândulas) sob orientação profissional desde o início da gestação, a partir da adoção de medidas preventivas a fim de evitar ou, pelo menos, amenizar os distúrbios gerais que podem ou não ocorrer nesta fase.

Que tal ganhar uma drenagem linfática manual (DLM)?

Mande seus comentários e faça suas perguntas para ganhar a sua...
Número de Visualizações: 3677

Auto drenagem facial alivia o inchaço em mulheres grávidas

Causada pela gravidez, a tensão dos músculos do rosto tende a facilitar o acúmulo de líquido e toxinas, provocando assim uma expressão abatida e carregada. Apesar de esse inchaço ser quase inevitável durante a gestação, é possível, por meio de auto drenagem, aliviá-lo e melhorar o aspecto da face, deixando-a serena e luminosa.
Auto drenagem facial alivia o inchaço em mulheres grávidas


Para garantir esses benefícios, o tratamento caseiro precisa ser feito em duas fases. A primeira é a estimulação dos gânglios do rosto que ajudam na circulação do sangue. Já a segunda consiste basicamente em realizar movimentos leves e suaves que irão direcionar o líquido e as toxinas retidos em direção a esses gânglios, eliminando as impurezas existentes na face e, consequentemente, diminuindo os edemas.

A massagem contribui para diminuir o inchaço, manter a tonicidade e prevenir o envelhecimento cutâneo, pois estimula a circulação sanguínea e melhora a nutrição das células. O ideal é fazer os movimentos duas vezes por semana para obter os resultados desejados.

Detalhe importante: o tratamento só pode ser feito com a indicação de um especialista, pois a grávida precisa passar por uma avaliação médica para que não haja risco à saúde.
Número de Visualizações: 1373

Video = Drenagem Linfatica na Gravidez

Vejam no vídeo abaixo a simpática apresentadora Carol Minhoto, que esta grávida de 5 meses (e se vestindo na Zazou), recebendo no programa Você Bonita um especialista em drenagem linfatica na gravidez.
Número de Visualizações: 1048

Drenagem linfática na gestação

Durante a gravidez a gestante precisa se prevenir quanto ao uso de medicamentos e produtos de beleza. A contraindicação é uma forma de contribuir com o bem-estar do bebê e da mamãe. O que poucas mulheres sabem é dos benefícios que a Drenagem Linfática proporciona para as gestantes, mas que não é recomendada para as grávidas com hipertensão não controlada; insuficiência renal e qualquer outra doença relacionada ao sistema linfático. Para quem não sabe a Drenagem Linfática é um método fisioterapêutico de massagem, criado em 1932 pelo fisioterapeuta Emile Vodder. A técnica consiste em pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes que seguem o trajeto do sistema linfático, facilitando o escoamento de líquidos até os gânglios linfáticos, que os drenam para a circulação geral.
Drenagem linfática na gestação
A Drenagem Linfática Corporal nada mais é, que um tratamento delicado, que exige um treino longo e muito especializado do esteticista. Aconselhada para ativação das circulações venosas e linfáticas, e reduzir a retenção de líquido e o inchaço. Age também, no alívio da tensão e nas dores musculares. Podem ser feitas até duas sessões por semana. A massagem também é indicada na desintoxicação do organismo. Geralmente, as pessoas gostam de imitar o artista ou são orientadas por quem já experimentou a drenagem linfática. As especilistas contan de que 30% dos clientes são indicados por médicos, 40% se queixam de problemas aparentes e 20% acompanham as novidades estéticas na internet. O tratamento pode ser feito em sessões individuais ou por programas de dez encontros. Recomenda-se que as visitas ao instituto aconteçam de duas a três vezes por semana. Em caso de pós-parto, são dez a 12 sessões, ou quantas forem determinadas pelo obstetra logo após o parto. O procedimento contribui para o equilíbrio do sistema hídrico e auxilia na diminuição de medidas decorrentes do acúmulo de líquidos. A técnica também alivia a dor causada por varizes, aumenta o grau de cicatrização dos ferimentos e elimina edemas e hematomas. Todo o procedimento deve ser feito em um ambiente propício ao relaxamento. Para isso, são utilizados óleos aromaterápicos e terapêuticos, que dão uma sensação de aconchego e devolvem o viço e a elasticidade da pele. É importante ressaltar que a drenagem linfática é um procedimento complementar às outras formas de perder peso. Para que o objetivo inicial seja alcançado, as pessoas precisam ingerir mais líquidos, manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas.
Número de Visualizações: 2286

A Drenagem Linfática durante a Gestação é Fundamental?

A partir de quantos meses de gestação pode começar a drenagem? Quantas sessões por semana são indicadas? Quais contra indicações e os benefícios para a mamãe e seu bebê? Para responder estas dúvidas convidaos a fisioterapeuta Vanessa Marques, que nos contou que:
“Gerar um filho é um estado de graça especial, mas que requer cuidados diários com a saúde física e mental. A drenagem linfática, técnica de massagem tão difundida, é uma aliada para esse público e fundamental principalmente para mulheres gestantes para prevenção e redução de edemas”, explica a fisioterapeuta Vanessa Marques.
Mas então o que isso significa? De acordo com a especialista, durante a gestação, retemos muito mais liquido do que o normal, por ação de diversos hormônios circulantes no organismo durante a gestação e com isto temos um aumento do volume sanguíneo que varia de 30% a 50%. Vanessa ressalta que a drenagem tem resultados efetivos. O número de sessões vai depender da avaliação do profissional e do médico que está acompanhando a gestante. Durante a avaliação, é observado qual o grau de edema em que a paciente em se encontra. Geralmente, são feitas duas por semana. Com a liberação médica, a massagem pode ser realizada, na maioria dos casos, após a 12º semana de gestação. Deve-se fazer uma avaliação detalhada na paciente, por exemplo, para detectar alterações circulatórias como tromboses, checar problemas cardíacos, febres e infecções, hipertensão arterial não controlada. Manobras erradas podem levar até a um parto-prematuro, sem contar outros problemas de saúde. Por isto a importância do profissional ser habilitado para saber identificar tais alterações. A drenagem linfática estimula a circulação venosa e linfática, auxilia na desintoxicação do organismo. Ativa o sistema imunológico. Ajuda na prevenção de varizes e na sensação de pernas cansadas, além de proporcionar bem-estar para a mamãe, conseqüentemente, o bebê fica mais tranqüilo. Entre outros cuidados, a fisioterapeuta menciona: 1) Regiões como abdômen, lombar e sacral não devem ser estimuladas; 2) A gestante nunca deve permanecer muito tempo deitada decúbito dorsal (barriga para cima), pois pode haver compressão da veia cava, pelo aumento do volume uterino, o que não ocorre com uma mulher que não seja gestante. A melhor posição para executar a manobra é decúbito Lateral. 3) Não utilizar técnicas de pressão acentuada associadas a drenagem linfática como a massagem modeladora. 4) Sempre importante lembrar que a drenagem linfática é uma manobra, leve, rítmica,lenta, sendo realizada com as mãos, não deixando hematomas.
Número de Visualizações: 1462

Video = Drenagem linfática na gravidez e no pós-parto

Vejam no video abaixo dicas de como é feita a drenagem linfática na gravidez e no pós-parto.
Número de Visualizações: 1567

Video = Massagens e Drenagem Linfática para Grávidas

Vejam abaixo um vídeo com a a massoterapeuta Cris Bicudo, que comenta sobre a técnica de massagem e os cuidados que as grávidas precisam tomar ao fazer a drenagem linfática.
Número de Visualizações: 1895

Terapeuta especializada em fertilidade ajuda mulheres a engravidar

Vida de grávida não é fácil. Enjoos, ganho de peso além do normal e vômitos são comuns a todas as mulheres que esperam um filho. Porém na outra ponta tem infelizmente muitas mulheres que sonham com isto, mas não conseguem sequer ter a chance de engravidar. Tentando oferecer a estas mulheres a alegria de ser mamãe, alguns profissionais se especializaram em terapias de gravidez. Eles ajudam, através de massagens de fertilidade, que a mulher possa engravidar e ter uma gravidez saudável e bem preparada para o parto.
Massagem da Fertilidade
Como é o caso da Sergiana Bruno, que é uma destes especialista certificada em massagem de fertilidade, que aprendeu sobre a técnica onde ela trabalhou em um consultório de acupuntura. Lá, ela teve contato com muitos pacientes com diferentes problemas, entre eles a infertilidade. Depois de uma pesquisa sobre o assunto ela descobriu que massagem de fertilidade existia! Com o grande número de mulheres que convivem com problemas de engravidar, Claire Marie Miller desenvolveu, através de seu próprio problema, a massagem de fertilidade. A intenção desta terapia é ajudar o corpo na limpeza, redução de estresse hormonal, equilíbrio dos hormônios reprodutivos e estimular os órgãos reprodutores com reflexologia. As sessões também são projetadas para ajudar o paciente em alcançar um estado de equilíbrio emocional com visualizações, afirmações e rezas para aqueles que se sentem mais confortáveis com este tipo de ação. Óleo de castor é aplicado na região do abdômen durante as sessões para efeito de limpeza. Esta técnica especial ajuda a tratar o endométrio, síndrome do ovário policístico, miomas, desiquilíbrio hormonal e estresse. E você acredita que isto seja possível e que realmente uma massagem pode ajuda-la?
Número de Visualizações: 2209

Video = Manobras Básicas de Terapia Corporal (shiatsu, tuina, anma, bioenergética) na Gravidez

Veja no vídeo abaixo uma aula da CEATH (Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística), em que é demonstrado na prática algumas das manobras básicas de terapia corporal na gravidez, mesclando shiatsu, tuina, anma, bioenergética, dentre outras. Neste vídeo, a filmagem simula situação de adaptação do Terapeuta Holístico Henrique Vieira Filho (CRT21001) a uma cliente grávida Nathara.
Número de Visualizações: 3177

Video = Drenagem linfática para grávidas

Veja no vídeo abaixo como é feita na prática uma massagem de drenagem linfática para grávidas com a massoterapeuta Valéria Vaz.
Número de Visualizações: 2770

Drenagem Linfática na Gravidez

Na Gravidez a mulher acaba se preocupando com o que pode e com o que não pode durante esse período. Os tratamentos estéticos são os que mais causam dúvidas entre as gestantes. Alguns são extremamente proibidos, como químicas fortes no cabelo, tintura ou alisamentos. Mas e a drenagem linfática? Pode? Não só pode como é indicada por alguns médicos. A drenagem é uma massagem usada para os mais diferentes tratamentos, principalmente para reduzir medidas. Em alguém que não está grávida, a massagem é mais intensa. Já em grávidas, a massagem deve ser mais suave e não tem a função de diminuir medidas. Na verdade, a drenagem linfática na gravidez ajuda a combater as possíveis celulites e estrias que aparecem durante e após a gestação. Não é por que sua barriga cresce e seu corpo incha, que você precisa ficar sem se cuidar. A estética está aí para ajudar qualquer mulher, mesmo na gravidez. A massagem também ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre. Com as sessões de drenagem, você percebe que o inchaço é evitado ou então controlado. Com os movimentos das mãos, o excesso de líquido é direcionado para os gânglios linfáticos, que trabalham para eliminá-lo pela urina. Por esse e outros motivos que esse é um tratamento indicado pelos obstetras. É preciso tomar cuidados com a drenagem na gravidez, mesmo por que não pode ser feita com a mesma força e intensidade que é feita em alguém que deseja emagrecer e não tem um bebê no abdômen. A drenagem na gravidez pode ajudar a modelar o corpo e diminuir o inchaço, além de evitar estrias e celulites. É indicado que se faça de uma à duas sessões por semana. Os gels e cremes usados também precisam ser específicos, sem produtos fortes. A massagem redutora na gestação deve ser feita por profissionais especializados no assunto, que já estudaram o caso e sabem dos riscos e benefícios desse tipo de tratamento em mulheres grávidas. A drenagem linfática é oferecida por clinicas em todo o Brasil. O mais indicado é que você escolha um fisioterapeuta, pois esse é o profissional mais preparado para esse procedimento. Sem inchaço, a grávida fica ainda mais bonita e disposta.
Número de Visualizações: 1140

Video = Massagem em Bebês + Óleos + Armomaterapia

O programa Alternativa Saúde do GNT fezrecentemente uma matéria direto de Paris em que mostra uma massagem especial para bebês, contando detalhes sobre óleos essenciais e aromaterapia. Confira um trecho do programa no vídeo abaixo: Enquanto acompanha a massagem da pequena Joséphine, de três meses, Cynthia escuta as recomendações da fisioterapeuta.
“Tem que ser um óleo natural, de primeira qualidade e que seja comestível. O óleo de calêndula é bem doce e nutre profundamente”, recomenda.
Adeline explica ainda por que a massagem não deve ser feita antes do sono.
“Evitamos fazer antes de ir deitar, senão vira um ritual. Se fizer antes de dormir, ele sabe da massagem e você sabe que vai fazer. No dia em que você voltar do trabalho sem vontade de fazer a massagem, o bebê chora se ficar sem”, revela.
No Brasil, Patricya Travassos conversa com a aromaterapeuta Karina de Araújo sobre os benefícios da técnica.
“Aromaterapia é a quinta essência, não é só fisicamente a planta. Quando acontece uma destilação (extração da essência das plantas), a gente está retirando as moléculas dessa planta, as moléculas ativas. São moléculas que contêm hormônios e vitaminas”, revela a aromaterapeuta.
Já Karina explica por que os cheiros mexem tanto com as pessoas.
“Eles acionam o nosso maior sentido, que é o olfato. Você entra em um ambiente, você sente, a nível vibracional, através do olfato, se aquele ambiente está carregado ou não”, conta.
Para quem não tem o hábito ou acha que não precisa de aromaterapia, Karina faz recomendações.
“Quem nunca usou óleo essencial na vida, o mais indicado para se usar é lavanda”.
Número de Visualizações: 1647

Convite para a 1ª Caminhada Gestante Ativa no Rio = Um incentivo ao bem-estar c/ Fotos Gratuitas de Grávidas

Esta dica é para a grávida carioca preocupada com o seu bem estar e saúde do seu bebê. O Mais Vida Gestantes e a Zazou no Rio (na Galeria do Forum de Ipanema), sempre buscando a inovação e opioneirismo para atender suas clientes, juntamente com a assessoria esportiva para mulheres Proativa Club do Rio de Janeiro, realizam no mês de outubro o evento: I Caminhada “GESTANTE ATIVA” Rio – Um incentivo ao bem-estar.
Convite para a 1ª Caminhada Gestante Ativa no Rio = Um incentivo ao bem-estar c/ Fotos Gratuitas de Grávidas

O evento acontecerá no dia 17/10 (dom) ao ar livre na bela Lagoa Rodrigo de Freitas, e irá proporcionar um dia bem agradável e marcante para a mamãe com: caminhada, alongamento, massagem, fotos gratuitas, sorteios e brindes. Aliás fiquem sabendo de que vamos sim sortear logicamente roupas da nova coleção de primavera 2010 da Zazou! Assim como brindes de diversos parceiros do evento para a futura mãe e seu bebê. Teremos uma tenda com massagista e local para realizar exercícios de alongamento, além do local para as fotos do evento e das gestantes. E também teremos ainda a participação mais do que especial da fotografa carioca especializada em gestante Andrea Moreno, que vai estar lá com um estúdio montado para fotografar gratuitamente as grávidas interessadas, que vão ganhar depois esta foto tratada em alta por email. Quanto ao horário a concentração acontece às 9 horas na Lagoa Rodrigo de Freitas bem em frente ao Monte Líbano no Jardim de Alah, e o início da caminhada esta marcada para às 9:20 horas com um trajeto leve e distância percorrida de aprox. 2 Kms. Por se tratar de um evento aberto e gratuito, qualquer grávida e amigas podem participar sem problema, porém é preciso que a gestante e mamãe faça sua inscrição para que participe dos sorteios e das fotos gratuitas, para que assim possamos sempre manter a organização e atender todas as inscritas com qualidade, uma de nossas marcas. As inscrições gratuitas serão realizadas pelo seguinte e-mail: contato@proativaclub.com.br. Mande no corpo do email o seu: nome, endereço, email, telefone, com quantas semanas esta, e como ficou sabendo do evento. Mais informações pelo telefone: (21) 7820-9071 / 3242-3334 Venha participar conosco deste momento especial!

Número de Visualizações: 4215

Auto-Massagem na Gestação

Estar num SPA relaxando no final de um dia puxado, é tudo o que a gestante deseja.. Principalmente no final da gestação quando o cansaço, o inchaço nas pernas e dores lombares toma conta do corpo, roubando o bom humor durante o dia. Uma forma de ficar bem e totalmente zen é transformar a sua casa num cantinho de relaxamento no final do dia. Você que está grávida sabe bem o quanto seu corpo precisa de hidratação extra, aproveite esse momento em que você usa óleos e cremes para praticar auto-massagem. É uma forma de conversar com o corpo, com o bebê e de quebra aliviará os desconfortos do dia-a-dia. Esse é um momento inteiramente seu, de escuta as necessidades do seu corpo, abrindo a oportunidade de despertar a consciência através dos sentidos, não só importante para uma gestação tranqüila, mas também como preparação para o parto e pós-parto. Porque se auto-massagear? Adotar essa prática traz muitos benefícios físicos, contribuindo para a ativação da circulação sanguínea e linfática, o alívio das tensões musculares, favorecendo a uma melhor postura, alívio de cãibras, além de fortalecer a imagem e consciência corporal e melhorar a qualidade do sono. Já emocionalmente, o auto-toque pode liberar hormônios ligados ao bem-estar, além de criar e estreitar e o canal de interação com o bebê. Como fazer? Todos os dias durante 15 minutos. Pode ser antes do banho ou após, se quiser coloque uma música tranqüila. Use óleo de amêndoa doce ou semente de uva, eles hidratarão a sua pele e não causarão mal ao bebê. Você poderá sentar no chão ou numa cadeira e deixe o seu corpo se esparramar cedendo ao relaxamento. Perceba a sua respiração, o seu corpoe as regiões mais tensas que estão pedindo uma atenção extra. Passe a mão pela barriga e tente sentir o seu bebê, perceba se ele procura o contato com as suas mãos e lembre-se que ao tocar o seu corpo é como se tivesse tocando e acariciando o próprio bebê. Faça movimentos de deslizamentos e circulares, se quiser use uma bolinha pequena para auxiliar em algumas regiões. Comece pelos pés (essa área costuma estar edemaciada) e suba pela panturilha, coxa e virilha. Demore bastante nos tornozelos e faça movimentos segurando próximos aos dedos para cima e para baixo ajudando o retorno venoso. Massageie a lombar e se precisar pegue uma toalha macia, passe-a por trás e segurando pelas beiradas faça movimentos como se estivesse enxugando a região. Se quiser usar a bolinha nessa região será bem-vinda! Agora chegou a vez da barriga e ela merece atenção especial! Deslize suavemente hidratando-a bem, depois suba para os seios (lembre-se que não é preciso hidratar os mamilos), ombros e nuca. Finalize a massagem no rosto, mas antes retire o excesso de óleo das mãos com uma toalha e massageie todo o rosto dando atenção extra às têmporas. Após a auto-massagem com certeza você estará relaxada, se comunicará melhor com o seu bebê e terá uma boa noite de sono! Para maiores informações fica a dica de procurarem uma especialista que possa lhe ajudar, como é o caso da nossa parceira Denise Gurgel Barboza, que é Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em massagem de gestante e bebê com Shantala. Fica a dica do site dela em: www.cursoshantala.com.br
Número de Visualizações: 1420

Drenagem Linfática na Gravidez

Entre as boas opções que garantem o bem-estar da futura mamãe, a drenagem linfática manual é uma das mais procuradas. A técnica ativa a circulação por meio de massagens específicas e ao mesmo tempo relaxantes, realizada com pressões suaves, lentas, intermitentes e que seguem o trajeto do sistema linfático. Drenagem Linfática O resultado é a eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina, além de aliviar tensões, dores musculares, edemas (inchaços) e aumentar a imunidade da grávida. Durante a gestação o corpo da mulher retem um volume de água até 8 litros acima do normal, sendo o hormônio progesterona responsável por essa situação. Outros fatores também colaboram para o aumento do peso e gerar desconforto, inchaço e sensação de peso nos pés e nas pernas como: o próprio bebê, a placenta, o líquido amniótico e algumas gordurinhas extras. Por a gestação ser um momento único e especial na vida da mulher, a drenagem linfática deve ser feita por fisioterapeuta especializado e capacitado para poder proporcionar bem estar e evitar o surgimento de outros problemas. A massagem ajuda a aprofundar o contato da gestante com a nova identidade corporal e fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê. Os resultados favorecem a auto-estima, o que garante uma gestação mais saudável e feliz. Se ficaram interessadas, queria indicar aqui o trabalho da Dra. Polyana Martucci Mayer, cujo consultório fica bem perto da Zazou, na rua Clodomiro Amazonas, 1422 – conj 61, no Roteiro das Grávidas na Vila Olímpia (www.roteirodasgravidas.com.br), aonde elas encontram tudo que uma gestante precisa. O Telefone de lá é: (11) 8122-3738 ou 3774-7335.
Número de Visualizações: 1229

Vídeo = Massagem para Bebês

Veja no vídeo abaixo como aprender a fazer uma relaxante massagem em seu bebê: Tenho certeza que ele vai adorar!
Número de Visualizações: 1172

Video = Pesquisa dos Benefícios da Auto-Massagem nas Grávidas

Segue no vídeo abaixo com uma matéria do programa Mais Você da Globo que mostra os resultados e benefícios da auto-massagem nas grávidas. Você já fez algo similar? Mande seus depoimentos!
Número de Visualizações: 1080

Vasocinética = Drenagem linfática manual para Gestantes

Como bem sabemos no período gestacional o corpo da mulher passa por inúmeras modificações no organismo feminino para proporcionar ao bebê o máximo de desenvolvimento e independência, o que põe à prova todo organismo e que poderá levá-la a relatar inúmeras queixas. O inchaço dos membros inferiores é a queixa mais freqüente entre as grávidas. Seu surgimento está ligado à circulação linfática, seja diretamente em conseqüência do aumento de peso ou de líquido indiretamente, conseqüência de uma deficiência linfática específica e momentânea. Queria então contar de que o tratamento conhecido como: "Vasocinética" (semelhante a uma drenagem linfática manual) constitui um dos pontos mais fortes e está representada por um conjunto de manobras que visam drenar o excesso de líquido acumulado, nos tecidos e dentro dos vasos. Aliás você sabia de que o método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa. Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes. Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático. A Drenagem linfática é uma massagem que tem por objetivo evitar a Retenção de Líquidos no organismo, melhorar a Circulação Sanguínea. Por esta razão a drenagem linfática é muito útil nos processos de emagracimento e geralmente é recomendado no tratamento estético de celulite (eliminando líquidos) e na recuperação pós operatória. Cada sessão dura em média 1h, neste tempo todo o corpo é massageado liberando todas as toxinas retidas no organismo. É uma técnica especifica de massagem manual que movimentos muito suaves e precisos, em forma circular, deslizamento, pressão e espiral e por um trabalho intensivo realizado nos centros de gânglios linfáticos. Estimulando a circulação linfática acelera-se a absorção de líquidos retidos nos tecidos e ativa-se a capacidade peristáltica dos vasos. Por isso, a Drenagem Linfática faz absorver inúmeros edemas, edemas pós operatórios dos membros, o edema do braço depois de uma mastectomia, assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura óssea; mas também é eficaz em formas de edemas ainda menos visíveis, como os que podem dar origem a dores de cabeça e a dores da coluna vertebral. Esta massagem estimula e controla circulação venosa e líquida, diminuindo o edema. Portanto, adota um papel tanto de prevenção quanto de reabilitação destas pacientes tão especiais, buscando não só devolver-lhes todas as capacidades e habilidades que, em decorrência da gravidez poderiam estar alteradas, mas tentar resgatar, através do toque firme (não forte) e rítmico da massagem, a mais plena harmonia entre corpo e mente da gestante, tão modificados neste período. Todos sabem que a gestante precisa se alimentar corretamente com frutas, verduras e legumes praticar exercícios como o Pilates e a Hidroginástica e mesmo assim a maioria ganha peso facilmente além de que no sexto mês ela começa a reter ainda mais líquidos principalmente nos pés e pernas. Estas são atitudes insubstituíveis para uma gestação saudável, dizem os especialistas. Mas também tem de cuidar da beleza. Não é porque o abdome cresce, a cintura desaparece, seus pés e o nariz incham que você precisa ficar se sentindo feia. Temos uma ótima notícia: existe vida estética durante a gestação, após o parto e no período de amamentação, para você conviver melhor com todas as mudanças geradas pela gravidez. Com alguns cuidados e conhecimento do que é possível fazer a cada etapa, além de saudável, você pode ficar linda todo o tempo. Basta ter o consentimento do seu obstetra e o cuidado de checar se é alérgica a substâncias que irá usar pela primeira vez. Queria então comentar sobre o Centro Estético Adriana Angelon, que se diferencia no mercado pelo todo o cuidado ao escolher os produtos ecologicamente corretos ou manipulados, até para garantir tranqüilidade nos procedimentos e você ficar mais segura. Trata-se de um centro estético completo, mas quetem um um espaço e foco especial na gestante. Entre tantos tratamentos destinados às gestantes podemos destacar: - Vasocinética (elimina toxinas, relaxa a musculatura e trabalha a região lombar); - Endermologia (drena de forma mais firme a região das pernas pois, uma sessão vale por 2 de vasocinética); - Esfoliação e hidratação do corpo; - Banho de lua; - Limpeza de pele e - Cuidados com os cabelos. Importante dizer de que todos os tratamentos são realizados por profissionais treinados e capacitados. Ficaram interessadas? Anotem aí o endereço: Al. Dos Tupiniquins, 849, no bairro de Moema em São Paulo, perto da Zazou. Para maiores informações o telefone de lá é: (11) 2824-6942 ou 2588-7848. O site é: www.adrianaangelon.com.br
Número de Visualizações: 1321

Video = Técnica de Massagem Indiana para ser aplicada em mulheres gestantes

Vejam no vídeo abaixo que existem especialistas no mercado em técnica de massagem indiana para ser aplicada em mulheres gestantes, que transmitem conhecimentos para o cuidado a elas e aos que estão ao seu redor com base nos conhecimentos tradicionais milenares, como o ayurveda. As técnicas, que envolvem o trabalho tradicional indiano que inclui toques suaves e relaxantes, além de alongamentos na preparação para o parto, com a vivência do toque e das manobras para ampliar as possibilidades de acompanhamento às gestantes, proporcionando relaxamento, acolhimento e mais consciência a todos que participam.
Número de Visualizações: 1285

Toque de Carinho na Gestação

A gestação é um momento mágico, mas não deixa de ser desconfortante, principalmente no finalzinho. Uma forma de você estar próxima de si mesma e do bebê, minimizando desconfortos do dia-a-dia é através da automassagem. A automassagem é um momento inteiramente seu de estímulo a feminidade, são alguns minutinhos diários em que o protagonista é o seu corpo e o bebê. Saber escutar o corpo, aprender a ler e compreender sua linguagem, despertar sua consciência através do tato, torna-se essencial não só para a gestação tranquila, mas também como preparação de auto-conhecimento corporal favorecendo até mesmo o trabalho de parto e sua recuperação. A sensação de bem-estar proporcionada por esse momento permite o aprofundamento do vínculo, criando um canal de comunicação entre mãe e bebê, já que estará num momento real de intimidade com o corpo. Esse momento beneficia a gestante em vários aspectos, contribuindo para a ativação da circulação sanguínea e linfática minimizando a retenção de líquido, o alívio das tensões musculares, favorecendo uma melhor postura, alívio de cãibras, além de fortalecer a imagem e consciência corporal. Também libera hormônios ligados ao bem-estar, melhorando a qualidade do sono. O ideal é praticá-la diariamente numa escuta das necessidades corporais. Com o avanço da gestação algumas áreas poderão ficar difíceis e nesse momento a presença do pai se faz importante, ajudando a massagear essas áreas mais distantes além de proporcionar o contato familiar. Prepare o ambiente com música tranqüila e relaxante se preferir. Use um óleo de amêndoa doce que hidratará sua pele e não causará prejuízos ao bebê e sua pele. Você poderá realizar a massagem antes do banho ou poderá finalizar o relaxamento com o banho, essa á uma ótima forma de terminar o dia! Sentada se abra para as sensações, pois durante a gestação os órgãos do sentido se fazem mais presentes. Sinta o cheiro do ambiente, do óleo, o seu corpo, as tensões, os lugares que estão pedindo seu toque de carinho e aconchego. Perceba como o seu corpo está na cadeira e se esparrame nela, perceba seu calor e respiração. Coloque as mãos na barriga e abra a percepção para o seu bebê, perceba se ele se movimenta e se procura o contato com as suas mãos. Cruzando a perna como um homem, inicie o movimento no pé. Essa área costuma estar edemaciada, então demore e persista nos movimentos. Podem ser circulares e deslizamentos na planta do pé e calcanhar. Circule pelas laterais e parte internas. Dê uma atenção extra para cada dedo, fazendo movimento circulares para os dois lados e suba em direção ao dorso do pé. Faça movimentos com o pé para cima e para baixo, estimulando a circulação sanguínea. Massageie a panturrilha, atrás do joelho, coxa principalmente a parte interna e virilha. Repita com a outra perna. Massageie a lombar com ambas as mãos do centro para as laterais, a fim de relaxar essa região da coluna tão exigida na gestação. Agora chegou a vez da barriga! Ela merece atenção extra, pois além de permitir o contato com o seu bebê, a hidratação do óleo se faz importante pelo seu crescimento até o final de gestação prevenindo estrias. Faça movimentos leves como uma carícia e perceba o seu bebê, sua movimentação ou quietude, lembre-se que ao tocar o seu corpo é como se tivesse tocando o próprio bebê. Suba para os seios e faça movimentos circulares no sentido horário em cada seio e o número oito em ambos os seios. Prossiga para a região do trapézio e ombros. Demore nessa região e persista! Massageie até a nuca e depois vá para o outro lado. Massageie um braço e mão e repita com o outro lado. Retire o excesso de óleo das mãos com uma toalha e massageie todo o rosto, fronte, têmporas, comissuras de nariz e boca, queixo, orelhas, couro cabeludo e pés para evitar escorregar. Se o seu parceiro estiver participando da massagem você poderá sentar-se com as pernas abertas de frente para o encosto de uma cadeira firme. Abrace o encosto e permita-se ser cuidada! Lembre-se de perguntar ao seu médico sobre automassagem, seguindo suas orientações e curta esse momento a três! Para maiores informações sobre o assunto fica a dica de procurarem pela Denise Gurgel Barboza, que é uma Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em Shantala (Crefito 34310-F) e que tem um site bem legal chamado: www.cursoshantala.com.br. Ou então pelo tel: (11) 2063-6082 ou Cel: (11) 7697-9398.
Número de Visualizações: 1130

Relaxamento e Massagens Trazem Benefícios para Gravidez, Partos e período do Pós-Parto

A gravidez é uma das épocas mais especiais da vida da mulher. É sinônimo de felicidade e ao mesmo tempo de transformação. A nova mãe não deve descuidar da pele, pois esta reflete as alterações de stress, mal estar, cansaço, etc. Os cuidados devem ser generalizados, tanto no rosto como no resto do corpo. Um componente importante para um bom relaxamento é a massagem, que é uma arte curativa com múltiplos efeitos terapêuticos para a pele, sistema nervoso, muscular, ósseo, circulatório, linfático, digestivo, gastrointestinal e endócrino. E, no caso específico da massagem durante a gestação, esta possui reconhecida importância pelos efeitos notáveis que produz. Pelo efeito do tato sobre o sistema endócrino, a massagem facilita a inibição de certos hormônios de stress e a liberação tanto das endorfinas de efeito calmante, como a axitocina (também chamada de "ocitocina"), que facilita o processo de parto, e da prolactina que estimula a produção do leite. A massagem transporta à mãe os seguintes benefícios físicos e emocionais: 1) Ajuda a manter a hidratação, elasticidade e flexibilidade do corpo. Ao manter um nível alto de elasticidade na pele, diminui o risco de aparecimento de estrias; 2) Pode ajudar a eliminar a depressão ou ansiedade que algumas vezes acompanha a gravidez; 3) Ajuda a estimular o sistema ganglionar, o que estabiliza os hormônios; 4) Uma sessão de tranquilidade, relaxamento e bem-estar; 5) Melhora o sono; 6) Menor fadiga e gerando aumento de energia; 7) Melhora a postura; 8) Alívio da dor nas pernas e melhorias nas câimbras; 9) Regula os movimentos intestinais; 10) Redução da dor de cabeça; 11) Alívio da dor de costas; 12) Estimulação da circulação sanguínea e linfática; 13) Menor retenção de lipídios; 14) Redução de veias varicosas e de formação de estrias
Número de Visualizações: 1035

A Importância da Drenagem Linfática Manual durante a Gestação

Durante a gestação, alguns fatores como o útero pressionando as veias, o aumento da progesterona e o sedentarismo facilitam o excesso de acúmulo de líquido no organismo da mulher. Eles causam sintomas de cansaço, sensação de pernas pesadas e pés inchados. Para reduzir esse acúmulo de líquidos, o tratamento mais recomendado é a drenagem linfática manual. Durante a gravidez, momento mágico para a mulher, o acompanhamento com um obstetra é fundamental. Portanto, exames de rotina, atividades físicas, acompanhamento nutricional e alimentação saudável são medidas importantes nessa fase. E para complementar a qualidade e bem-estar da mulher, as sessões de drenagem linfática são muito importantes também para alguns cuidados que garantem a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. Essa técnica ajuda na redução do excesso de líquido, eliminando também dejetos provenientes do metabolismo celular. Desta forma, a drenagem desintoxica o corpo da gestante. Além do efeito drenante, que restabelece uma circulação correta, essa atividade também estimula o sistema imunológico, melhorando a defesa do organismo. É muito importante ressaltar que a drenagem deve ser realizada por um fisioterapeuta ou por um profissional com conhecimentos da anatomia e fisiologia, pois se realizada de forma errada, além de não surtir efeito, pode provocar hematomas e piorar o inchaço do corpo.
Número de Visualizações: 1162

Tratamentos em um Spa Urbano para Gestante

O conceito não é novo, os SPAs existem a milhares de anos, quando civilizações antigas como as egípcias e romanas se utilizavam muito destes espaços para cuidados com a saúde e o bem-estar. Mesmo não sendo uma novidade contemporânea, os SPAs urbanos vem muito de encontro as necessidades de todos nós nos dias de hoje. Homens e mulheres procuram os serviços de banhos e massagens terapêuticas, exercícios, respirações e meditações em busca de um equilíbrio físico-mental. Com as gestantes não poderia ser diferente! Elas estão passando por um período especial e dinâmico em suas vidas, onde muitas vezes não reconhecem seu corpo e seus sentimentos. As atividades que tratam do corpo e equilibram nosso estado emocional são muito bem vindas para uma gestação saudável, feliz e tranqüila. É possível, a escolha de diversos tratamentos com a yoga, meditação, drenagem linfática, banhos terapêuticos, entre outros. Sempre lembrando, a necessidade de uma conversa e aprovação de um médico obstetra. Segue abaixo alguns deles com a dica de uma especialista que é a Carla S Mallett, que é a supervisora e fundadora do Lesedi, um SPA Holístico no Campo Belo em SP: 1) Drenagem Linfática Estudos comprovam que a drenagem linfática manual é eficaz no tratamento do “inchaço” encontrado mais comumente no terceiro trimestre de gestação. Com a aprovação de seu médico, a massagem pode ser adotada como rotina segura do período gestacional. Os benefícios promovidos pela técnica, são muitos. A melhora da capacidade infática, produz relaxamento, favorece a circulação, alivia a dor e reduz o “inchaço”, constitui um método não invasivo, um método simples de ser aplicado, de baixo custo e não exige aparelhagem. Porém o conhecimento teórico e prático do terapeuta, e treinamento especializado se torna essencial para os cuidados da gestante. 2) Yoga e Meditação Por estas razões, este é um momento, particularmente favorável para praticar o yoga. “A mulher está mais receptiva e apta para receber os benefícios do yoga, auxiliando durante a gestação, no parto e pós-parto”, confirma Leila de Souza Pinto, professora e coordenadora cultural do Lesedi – O SPA Holístico. “ A prática é também de grande beneficio ao desenvolvimento do bebê.” Pesquisas científicas comprovam que as gestantes que se prepararam para o parto e para serem mães usufruem da sensibilidade e intuição afloradas desta época com objetividade e consciência, trazendo para o seu cotidiano mais criatividade, segurança e conforto. “A prática é um laboratório do que se quer manifestar fisicamente através dos asanas (posturas) e pranayamas (exercícios de respiração), emocionalmente através do relaxamento e meditação. “A vida é uma escola e estamos sempre aprendendo, esta fase da mulher merece ser considerada como um grande salto de sua evolução como ser”, completa Leila. Uma sugestão para relaxamento no período de gestação são os exercícios de respiração, abaixo a professora descreve a respiração diafragmática ou abdominal. - Deitada em um lugar confortável, com as pernas dobradas, relaxe a lombar. - Inspire, o umbigo sobe, e expire o umbigo desce, fazendo uma massagem natural com a entrada e a saída do ar. - Este movimento faz uma massagem interna em todos os órgãos até a ponta do coração. “É uma respiração sedativa, com efeito calmante e anti estresse. Pode ser feito quantas vezes quiser.” Linha de Roupas de Yoga e Pilates para Gestantes da Zazou 3) Pilates Já é comum ouvir que as gestantes podem e devem fazer exercícios físicos, desde que moderadamente e com um bom acompanhamento. É bom para a mãe, para o bebê e para a preparação do parto. A prática de Pilates é uma boa opção para as mudanças posturais que podem ocorrer na gestação. À medida que a gestação avança as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também existem. Este método traz conforto à gravidez e ao parto. São inúmeros seus benefícios: trabalha a musculatura postural e do assoalho pélvico; fortalece e alonga os músculos; melhora a concentração; o equilíbrio; a coordenação. Podendo prevenir as dores lombares, tão comuns nesta fase. 4) Banhos Terapêuticos e Escalda-Pés Os banhos terapêuticos, quando preparados com ingredientes e temperaturas adequadas, trazem alivio e tranqüilidade as gestantes. Existem tradições milenares que utilizam banhos durante a gravidez, e outras após o nascimento do bebê. Estes cuidados visam o relaxamento e equilíbrio. Benefícios essenciais para o retorno da mãe a vida normal. Escalda-pés são um alívio aos pés cansados e inchados das gestantes. Uma sugestão para delicioso relaxamento. Receita para escalda-pés: Em uma vasilha junte 50 ml óleo de gérmen de trigo; 6 gotas de Óleo essencial de lavanda; 6 gotas óleo essencial de laranja. Misture. Encha uma bacia em temperatura morna com quantidade suficiente para ficar com água um pouco acima dos tornozelos. Qualquer informação, ou dúvida, você podem mandar através dos comentários deste post. Ou ainda fica a dica de entrem em contato direto com a Carla Mallett do SPA Lesedi no tel: (11) 5093-1100 ou pelo site: www.lesedi.com.br. O endereço de lá é: Rua Jesuíno Maciel, 1160 no Campo Belo em São Paulo. Por fim a boa notícia é que vamos estar sorteando gratuitamente estes tratamentos para as grávidas que forem em nossa loja em SP na Vila Olímpia durante o mês de outubro e preencherem o formulário de mais esta nova promoção exclusiva da Zazou. Para acessar mais fotos de alguns dos modelos da linha de roupas de fitness, yoga, pilates e hidro para grávidas da Zazou, basta ir ao seguinte link abaixo: http://www.zazou.com.br/home/default.asp?id=colecoes&pg=linha_outonoinverno&cat2=5
Número de Visualizações: 4671

Video = Massagem Linfática para Gestantes

Segue abaixo para sua informação um video que mostra mais detalhes sobre a massagem linfática para gestantes: Você já fez algum tipo de massagem durante sua gravidez? Mandem seus comentários!
Número de Visualizações: 1049

Vídeo Show ensina como é feita a massagem no filho de Maya = Shantala

No video abaixo do programa Vídeo Show da Globo ensina como é feita a massagem no filho de Maya:
Número de Visualizações: 1430

Tratamentos Esteticos para Gestantes = Centro Estético Adriana Angelon

Gravidez, este é o seu momento? Todos sabem que a gestante precisa se alimentar corretamente com frutas, verduras e legumes praticar exercícios como o Pilates e a Hidroginástica e mesmo assim a maioria ganha peso facilmente além de que no sexto mês ela começa a reter ainda mais líquidos principalmente nos pés e pernas. Estas são atitudes insubstituíveis para uma gestação saudável, dizem os especialistas. Mas também tem de cuidar da beleza. Não é porque o abdome cresce, a cintura desaparece, seus pés e o nariz incham que você precisa ficar se sentindo feia. Temos uma ótima notícia: existe vida estética durante a gestação, após o parto e no período de amamentação, para você conviver melhor com todas as mudanças geradas pela gravidez. Com alguns cuidados e conhecimento do que é possível fazer a cada etapa, além de saudável, você pode ficar linda todo o tempo. Basta ter o consentimento do seu obstetra e o cuidado de checar se é alérgica a substâncias que irá usar pela primeira vez. Queria entao passar a dica do Centro Estético Adriana Angelon, que tem todo o cuidado ao escolher produtos ecologicamente corretos ou manipulados para garantir tranqüilidade nos procedimentos e você ficar mais segura. Trata-se de um centro estético completo que tem um espaço especial para você que é ou será mamãe. Entre tantos tratamentos destinados às gestantes podemos destacar: - Vasocinética (elimina toxinas, relaxa a musculatura e trabalha a região lombar), - Endermologia (drena de forma mais firme a região das pernas pois, uma sessão vale por 2 de vasocinética), - Alem de esfoliação e hidratação do corpo, banho de lua, limpeza de pele e cuidados com os cabelos. Mas importante que seja sempre com um profissional treinado e capacitado para realizar os procedimentos. Se voce esta precisando relaxar, fica a dica de fazer uma visita e alguns tratamentos. Ainda mais para ficar bela para o Dia dos Namorados que vem por ai. Que tal um pouco disto tudo em um mesmo lugar? Tem mais, dizendo que eh cliente da Zazou, e que viu este Post em nosso Blog, voce ganha da Zazou e da parceira Adriana Angelon uma sessão de vasocinética gratuita de presente. E desta vez nao se trata de um sorteio. Todas ganham mais este beneficio extra que a Zazou oferece de forma democratica para as gravidas. Ou aonde mais voce encontra este tipo de diferencial? Entao esta esperando o que? Ligue logo e agende seu horário! Anote ai o telefone: (11) 4108-1018 ou 2157-2711 Para mais informacoes, deixo ainda o Email da Adriana: adriana@adrianaangelon.com.br e o site para darem uma olhada e conferida antes: www.adrianaangelon.com.br
Número de Visualizações: 1851

Video = Massagens para Grávidas e Bebês

Veja no vídeo abaixo de uma matéria do Mais Você aonde vai aprender a fazer uma automassagem relaxante:
Número de Visualizações: 1026

O Toque e Massagem na Gestação

Nos lembra um dito popular “ver é crer, mas sentir é verdade” que em todas as fases de sua vida o ser humano quer tocar e ser tocado, sentir a verdade, e esta relação é antiga, inerente a sua formação. A pele, o maior órgão do corpo, e o tocar, tão fundamental no desenvolvimento físico e comportamental são fontes de estudos modernos e alicerces de grandes medicinas tradicionais orientais. A sede de acolhimento e acalanto que muitos sentimos nos acompanha desde o ventre, onde a estimulação cutânea é acima de tudo, uma necessidade biológica, dentro e fora da barriga da mãe e por toda a vida. É do sentido do tato que depende um bebê e através deste que ele pode sair de dentro da própria pele e receber o mundo. Desenvolver o tato com a massagem e vivenciar experiências táteis durante a gestação é talvez o melhor caminho de relembrar ou muitas vezes criar uma relação na mulher que se torna mãe. Atentá-la a esta necessidade tão básica e primal, sua e de seu filho, para a formação do vínculo consistente, da intimidade e da segurança. Para poder fortalecer os laços de amor e cumplicidade ela precisará receber seu filho, saber receber, sentir-se confortável com seu corpo, abrir-se e então parir e nascer será mais uma experiência nesta relação mãe & filho e alimentar sua criança pela pele tornar-se-á orgânico, natural. O auto toque é o inicio, pela auto massagem fazemos o reconhecimento da própria imagem corpórea, por milhares de anos o Ayurveda, a Ciência da Vida para os indianos, prega a auto massagem como caminho da boa saúde. O toque fraterno o segue, seja pelo companheiro, por amigos ou profissionais terapeutas, a Massagem na Gestação, no Parto e Puerpério é um guia, uma ferramenta para a mãe encontrar-se e fortalecer-se em seu centro, um fio que a traz de fora para dentro, de dentro para fora. Com experiências palpáveis, simples e profundas poderemos todos gerar, parir e nutrir com uma nova consciência compassiva, equânime e amorosa. Para mais informações sobre o assunto recomendo procurar pela Marjorie Sá, que é uma tremenda massagista terapeuta corporal de gestantes, através do site: http://www.divinasmaes.com.br ou pelo celular: (11) 8609-4841. Mothers Love by Zazou
Número de Visualizações: 1096

Video = Shantala = Massagem Indiana para o Bebê

Conheça um pouco mais no vídeo abaixo do programa Mais Você com a Ana Braga da massagem para bebês que é sucesso na Índia: a Shantala: Para quem deseja mais informações e como aprender como fazer a Shantala no seu bebê, recomendo procurar a Denise Gurgel Barboza, que é uma Fisioterapeuta Saúde Materno-Infantil, que inclusive participa da matéria acima. Anotem aí o telefone dela: (11) 2063-6082 ou Cel: (11) 7697-9398. Ou ainda pelo site: http://www.cursoshantala.com.br
Número de Visualizações: 1561

Massagem no Pós Parto e Aromaterapia no Puerpério

Após o parto toda a atenção da mãe e da família está dirigida para o bebê e a nova rotina que se inicia. O mais importante nestes primeiro meses é descanso, boa alimentação e muito afeto. Mas e as massagens? Podemos incluir a massagem a partir do quarto dia (para parto normal) com uma ou duas sessões semanais curtas, de 45 minutos. O periodo da quarentena é um bom momento para fazer massagens regulares e um ritual de "fechamento" da gravidez, abrindo-se para a nova fase. O puerpério é o momento de construção e fortalecimento do vinculo mãe e bebê e mãe/pai e bebê. Tradicionalmente nas culturas orientais, as mulheres levam a quarentena a sério. Todos ajudam e estimulam o resguardo, quando a mulher normalmente fica afastada de seus afazeres domésticos e inclusive das responsabilidades religiosas para se recuperar e aguardar o tempo natural de descanso que seu corpo e alma pedem neste momento. O principal ponto relacionado a massagem nesta fase é promover relaxamento profundo e aos poucos intensificar os alongamentos e estímulos nas linhas de energia ajudando o corpo a se restaurar e melhorar o cansaço e a falta de energia. Pode-se dividir a prática em dois períodos 0-3 meses, 3-12 e pós cesariana para o primeiro meses ou até a recuperação total dos tecidos. Na massagem pós parto trabalhamos com: - Região lombar e fortalecimento dos rins, - Ajudar no alinhamento da nova postura e na simetria pélvica, - Região superior com braços, os ombros e pescoço, - O aumento da circulação sangüínea, retorno venoso e oxigenação dos órgãos, - Tonificar do assoalho pélvico de maneira suave, e recuperar o útero - Tonificar dos músculos abdominais, - Lubrificar e manter a mobilidade das articulações e fortalecimento das mesmas e seus ligamentos, alongar as pernas, - Melhorar a energia e exaustão. Nas primeiras semanas ao ideal são movimentos suaves e relaxantes, usando um pouco de reflexologia e aromaterapia combinados a massagem acolhedora, no chão ou na maca. Após os três meses, a prática normal já é apropriada e vai evoluindo aos poucos durante o primeiro ano proporcionando recuperação, revigoramente e acima de tudo momentos de prazer e um suporte emocional silencioso para a recém mamãe! Mas e a aromaterapia na Massagem Pós Parto? A fica é na barriga, aplicar ou fazer massagens suaves no abdômen pós parto, no sentido horário com óleos citricos e lavanda são boas opções para evitar constipações, retenção de energia e ajudar a tonificar e estimular os órgãos internos de forma suave. Evite ao máximo friagem no útero pós parto. Para mais informações sobre o assunto recomendo procurarem uma especilista como a Marjorie Sá, através site href="http://www.divinasmae.com.br" onclick="javascript:_gaq.push(['_trackPageview','/yoast-ga/outbound-article/http://www.divinasmae.com.br']);">http://www.divinasmae.com.br.
Número de Visualizações: 1523

Corpo perfeito no pós-parto não é só para as celebridades = Drenagem Linfática

A maioria das pessoas fica perplexa ao ver as celebridades que, após o parto, voltam em poucos meses ao corpo que tinham antes de engravidar. Um exemplo recente é a cantora de axé Cláudia Leitte que, apenas um mês após dar a luz, surpreendeu os fãs ao aparecer sem barriga e com o corpo perfeito. Desde então, foi muito assediada para contar o segredo de voltar à antiga forma tão rápido. A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, especialista em fisioterapia dermato-funcional, explica como isso foi possível. “A cantora Cláudia Leitte tem o histórico de uma rotina de vida saudável, que inclui exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e sessões de massagem manual para reduzir a retenção de líquidos em determinados períodos do mês. Após o nascimento do filho, como não poderia fazer atividade física pesada, ela fez uma combinação de sessões diárias, duas vezes ao dia, de drenagem linfática e aplicação de ultrassom, associada a uma alimentação especial e caminhada leve”, explica Tatiana. Tatiana destaca ainda que isso não é privilégio apenas das celebridades. “Todas as mulheres que dedicarem parte do seu tempo no pré e pós-parto para cuidar do corpo terão um resultado satisfatório após a gestação”, afirma a fisioterapeuta. A drenagem linfática é muito utilizada no pré e pós-parto, prevenindo e evitando transtornos da circulação, ajudando a eliminar os líquidos e as toxinas retidas no organismo. As sessões de drenagem podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher já começa a perceber mudanças no corpo e no comportamento. O tratamento proporciona bem-estar emocional e os resultados favorecem a auto-estima, o que garante uma gravidez mais saudável e feliz. No pós-parto, a massagem ajuda a reduzir mais rapidamente o líquido retido durante a gestação, contribuindo para a recuperação plena da saúde física e estética. Foi o que aconteceu com a Cláudia Leitte. Para que seja realizado de um modo correto e com finalidade científica, é importante que o profissional tenha conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema linfático e a correta indicação da patologia. A drenagem linfática é indicada tanto para o pré e pós-operatório de forma preventiva, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar. A técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.
Número de Visualizações: 1357

Dicas de massagens durante a gravidez

Gostaria de voltar a abordar o tema das massagens durante a gravidez. Para isto trago abaixo algumas dicas práticas da especialista em massagens Marjorie Sá, que apresenta uma seqüência de auto-massagem, que é simples e fácil de ser seguida. A) Nos Pés e pernas 1) Inicie sentada, confortavelmente, massagem a planta do pé 2) Apalpe bem todos os pontos da sola, dedos e em especial o arco interno 3) Coloque o pé no chão e massageie o peito do pé e tornozelo. Repita tudo (1, 2 e 3) com o outro pé 4) Alongue as pernas e dê suaves “soquinhos” com as mãos fechadas por toda a perna. Massagens para Grávidas no Pé e na Perna B) Nos Ombros, pescoço, braços e mãos: 5) Apóie o braço na perna e com a outra mão massageie o ombro e continue descendo por todo braço com pressão moderada 6) Pressione bem o punho com todos os dedos, fazendo movimento circulares 7) massageie a mão, palma e dorso. Repita os passos 5, 6 e 7 com o outro lado. 8) entrelace os dedos, alongue os braços em sua frente, na altura dos ombros 9) Mantendo o enlace, massageie com os polegares todo o pescoço com pressão e movimentos circulares repetidas vezes. Massagens para Grávidas nos Ombros, Pescoço, Braços e Mãos C) Relaxando: 10) Incline-se sobre as pernas, com os joelhos afastados por alguns instantes, relaxe o corpo e a respiração. Use uma almofada se preferir para apoiar os ombros e a cabeça. Inspire e levante o tronco suavemente 11) Sentada confortavelmente com apoio massageie o rosto com as pontas dos dedos 12) Vá descendo da testa até o queixo com movimentos deslizantes do centro para fora 13) Finalize massageando a barriga, conversando com seu bebê ou mesmo em silencio, desfrutando este momento de relaxamento! Massagens para Grávidas Relaxar Esta seqüência pode ser feita sem ou com aplicação de óleo, caso use algum, prefira sempre óleos vegetais e tenha cuidado para retirar o excesso de óleo dos pés, para não escorregar ao levantar-se. Esta massagem pode ser feita diariamente, faça de forma tranqüila e suave! Aos poucos vá incluindo a massagem na sua rotina e gestação. Repita, crie e reinvente também sua própria seqüência, complemente com um bom banho antes ou depois, use óleos aromáticos, cremes ou faça a seco e comprove os efeitos da massagem! Para maiores informações sobre massagens recomendo que entrem em contato com a Marjorie Sá, que é Professora e Terapeuta Corporal de gestantes e bebê, através do email: marjoriesa@yahoo.com.br ou pelo telefone: (11) 8609-4841.
Número de Visualizações: 4303

Video = Saiba Com Ser Uma Grávida Linda

Abaixo um vídeo de uma matéria do programa Belleza Pura da Band que traz alguns especialistas para lhe contar como ser uma grávida linda:
Número de Visualizações: 1318

Massagem na gravidez

Gostaria de abordar aqui neste nosso Blog outro assunto que sempre desperta interesse nas grávidas que são as massagens própria para a gravidez. Mas quais as vantagens então para uma grávida fazer massagem? A prática da massagem durante a gravidez atua em muitos níveis, trabalhando as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma suave e adaptada a este período tão especial. Por isto além de fortalecer o corpo e prepará-lo para o parto, a massagem também relaxa, minimiza os desconfortos, atua diretamente no sistema nervoso e contribui para se alcançar estados meditativos e contemplativos de consciência que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável. A aplicação da massagem para gestantes deve ser feita de forma cuidadosa, atenta para suas necessidades especiais e limitações. Alguns movimentos, manobras e tipos de toque são específicos para cada período da gravidez e há diversas técnicas para as futuras mamães se beneficiarem. O estilo e a intensidade do toque de massagem podem variar muito e também influenciar seus efeitos. Mas quais os tipos de massagens recomendados para uma grávida? Massagem Thai Yoga, Aromaterapia, Massagem Ayurvédica, Reflexologia, Calatonia, Shiatsu, Tui Na, Drenagem Linfática são indicadas desde que aplicadas por profissionais terapeutas especializados em gestantes e cuidados pós parto. Em geral a massagem pode ser feita tranquilamente em uma gravidez normal e em mulheres de todas as idades. Algumas contra-indicações devem ser observadas como gravidez de risco ou hipertensão, nestes casos o médico deve ser consultado. Procure ser tocada de forma acalentadora e carinhosa com freqüência, durante toda a gestação. Toques suaves e gentis, fricções com óleo nas pernas, costas, braços e barriga são liberados e podem ser feitos por maridos, companheiros, familiares e amigos, ou até mesmo na forma de auto-massagem. Segundo a medicina ayurvédica, a auto massagem diária é um dos grandes componente promotores de saúde. Apenas alguns minutos diários poderão se transformar em momentos de prazer e contato amoroso consigo mesma e com seu filho no ventre. A pele é nosso maior órgão de sentido e muito está relacionada a nossa saúde. A superfície da pele é composta de milhares de receptores nervosos que transmitem os impulsos e sensações que absorvemos por eles para todo o corpo e mente. Ser tocado de forma terapêutica ou amorosa libera substancias químicas de efeitos relaxantes e curativos. Quando tocados e acariciados desta forma, nosso nível de estresse diminui, a circulação melhora e as moléculas naturais do prazer se realçam, viajando através da corrente sanguínea da mãe e do bebê. Ser massageado é sempre uma boa experiência, quer esteja grávida ou não. Especialmente durante a gravidez a massagem ajuda na manutenção do corpo e fortalece o sistema imunológico, mulheres grávidas que recebem massagem dormem melhor, sofrem menos ansiedade e depressão e também apresentam menos complicações no trabalho de parto. A massagem tem um papel significativo na preparação da futura mamãe, pois a experiência do contato corporal durante a gestação, o trabalho de parto e após o nascimento do bebê ajudam-na a tocar com mais eficiência e transmitir carinho, conforto e segurança a seu filho. A massagem durante a gravidez não substitui o cuidado pré-natal, porém contribui com os seguintes benefícios: 1) Reduz stress e promove relaxamento profundo. 2) Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto. 3) Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso. 4) Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão. 5) Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático 6) Ajuda a manter a elasticidade da pele. 7) Promove consciência corporal e relaxamento necessários para um parto ativo. Gostaria então de indicar uma especialista no assunto. Trata-se da Marjorie Sá, que é Professora e Terapeuta Corporal de gestantes e bebê. Podem obter mais informações dela e deste tema no site: http://www.divinasmaes.com.br ou entrar entrar em contato com ela para agendar massagens e cursios pelo email: marjoriesa@yahoo.com.br ou telefone: (11) 8609-4841.
Número de Visualizações: 1389