Livros

A Doula no Parto - Fadynha

A palavra Doula, em grego, significa aquela que serve outra mulher, e refere-se à acompanhante de parto especialmente treinada para oferecer apoio contínuo físico e emocional à parturiente e a seu parceiro durante o trabalho de parto e o parto, trazendo-lhes segurança e tranquilidade.
A Doula não substitui o acompanhante escolhido pela parturiente e muito menos o obstetra. Em seu trabalho, ela utiliza técnicas de respiração, relaxamento, massagem e métodos não-farmacológicos de alívio à dor, e auxilia a mulher na escolha de posições mais confortáveis para o parto. Vários estudos científicos mostram os resultados deste apoio contínuo, entre eles, reduzir o número de cesarianas, a duração do trabalho de parto e o uso de analgesia.
A professora Fadynha - uma das primeiras Doulas profissionais do Brasil, atuando há mais de 25 anos - decidiu escrever este livro para atingir três objetivos:

* apresentar aos casais que serão pais o quanto é possível facilitar o nascimento e torná-lo mais humanizado com a ajuda das Doulas.

* orientar outras mulheres que desejam ser Doulas a respeito dos caminhos que devem tomar e quais técnicas podem usar.

* mostrar às instituições e aos profissionais envolvidos com parto que a presença das Doulas nos centros cirúrgicos, nos quartos de maternidade ou mesmo nos partos domiciliares pode ser vantajosa para todo o processo, e não um fator que venha a atrapalhar o nascimento e o trabalho da equipe médica.

Este livro - pioneiro no Brasil - nasce para ser uma centelha a dinamizar uma mudança de realidade em nosso país, almejando contribuir para o aumento do número de partos humanizados (seja um parto normal ou uma cesariana, quando realmente necessária).